quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Professor: uma lição de vida


Hoje é um dia que eu gostaria de ter tempo para escrever tudo o que está na minha mente. Eu queria decodificar os meus pensamentos e transcrevê-los com as mais belas palavras. Poderia começar com a minha história de vida que sempre foi permeada por bons professores, a destacar minha mãe, meus avós e meu marido. São tantos exemplos que só os nomes encheriam mais de uma lauda.
            Mas eu decidi falar do poder transformador que um educador pode fazer na vida dos seus alunos. Depois de 16 anos de conclusão do Curso Magistério, resolvi voltar para educação. Foram 15 anos trabalhando como jornalista e buscando as mais lindas e nem tão lindas histórias pelo mundo. Nunca fui correspondente internacional, mas as minhas viagens renderam boas histórias.  Sempre gostei de escutar as pessoas, sempre observei as pessoas e até foi por isso que nasceu o meu blog – conversas do cotidiano que eu escutava por aí e observava por aqui.
            Ao voltar para o mundo da educação eu me dei conta como fui privilegiada por ter tantos professores que ajudaram na minha formação pessoal e profissional. Desde a educação infantil até a pós-graduação. Este ano eu realmente entendi a frase de Paulo Freire “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”. Se eu tive coragem para recomeçar foi porque vários professores me permitiram criar inúmeras possibilidades. Cada um deixou uma sementinha e que nesse momento de decisão vieram com tanta força que eu gostaria de sair agradecendo um a um por terem me ajudado ao longo da minha formação. Eu me sinto muito estimulada em voltar para a educação no momento que ela está sendo reinventada porque isso já mostra o quanto um professor precisa estar atento às mudanças do mundo. Novos desafios são comigo mesmo. Nunca deixei o medo me paralisar, mesmo com frio na barriga encarei os obstáculos e tento buscar alternativas reais para usá-las na vida como ela é.

            Educar é mais que um ato de amor, é uma verdadeira lição de vida. O professor não é protagonista porque na educação todos precisam ser os atores principais, mas ele tem um papel fundamental em despertar dentro de cada pessoa envolvida o talento individual e a paixão pelo conhecimento.  Não é uma tarefa fácil, mas muitos educadores já me mostraram que é possível mudar a vida das pessoas por meio de ações simples dentro de uma escola – a começar pelo respeito ao indivíduo e a história de vida que ele carrega consigo. E para minha grata surpresa na minha vida acadêmica encontro mais uma profissional apaixonada em transformar o mundo que vivemos a começar do ambiente ao qual estamos inseridos! Dia 15 de outubro é apenas uma data comemorativa porque as lições de amor acontecem todo dia no mundo inteiro com quem educa e se envolve com a educação.

2 comentários:

  1. Parabéns Renata.... que bom que a educação terá sua contribuição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Alexandra! Que bom já ter você fazendo a diferença na educação.

      Excluir