quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Já escolheu ser feliz hoje?



O dia começou chuvoso. Logo já pensei naquele ônibus lotado, tudo fechado, chegar ao trabalho com a barra da calça molhada, sapato meio molhado e depois vou passar o dia todo com o pé gelado. Nossa a chuva é tão bem-vinda nessa época de seca nas represas, mas justo agora chover? Bem na hora que eu vou sair, ah São Pedro!!! Desse jeito meu dia já começa tudo virado. Tinha planejado tanta coisa bacana, mas só de ver a cara do tempo meu humor já virou! Bom, o jeito é acabar de me arrumar porque não tenho escolha. E se atrasar até imagino a cara de todo mundo quando eu chegar.
Vamos começar de novo...
O dia começou chuvoso. Como eu gosto desse cheirinho de terra molhada. Não é fácil pegar o ônibus na chuva para ir trabalhar, mas não tenho do que reclamar gosto muito do meu trabalho. Ambiente bacana e ainda recebo para fazer o que me dá prazer. E se eu não gostasse do cheirinho de terra molhada estaria feliz do mesmo jeito por ter vindo a chuva para trazer um pouco de umidade. Chega de divagação agora e vamos trabalhar porque a vida é muito linda e eu preciso aproveitar cada segundinho para ser feliz!
E não pense você que é só a chuva que traz esses sentimentos contraditórios. Eu poderia ter elencado vários exemplos simples do cotidiano para as duas versões, mas isso poderia virar quase uma tese porque adoraria colocar um pouco de psicologia e teóricos sobre comportamento ... quem sabe depois invista em uma pesquisa mais aprofundada sobre o assunto.  Voltando à felicidade... Todos os dias encontramos situações que fogem do nosso controle e que precisamos escolher como enfrentar. Cabe cada um decidir para qual caminho seguir.
Ontem comprei a edição de novembro da revista Vida Simples e me chamou a atenção um texto da Ana Holanda, “Onde mora a felicidade genuína”. O texto poderia ser extenso porque o assunto requer muita reflexão, mas o que tem transmite muito bem o recado. Traz um pouco da palestra do colunista Gustavo Gitti sobre esse tema que concluiu de forma brilhante, ao meu ver “A felicidade não vem do que acontece fora de você, mas do que cultiva internamente”. Tenho refletido muito sobre isso nessa fase nova da minha vida e escrevi sobre essa felicidade genuína faz alguns dias --- Amanhã não me preocupa como antes, aprendi a viver o hoje, a economizar muito e a ser cada dia mais feliz. E olha que eu nunca deixei de ser. Mas agora é uma felicidade diferente, uma felicidade que busca a simplicidade e consegue enxergar desafios onde antes não tinha muito significado (se quiser ler o texto completo Passei no estágio probatório).

Acredito que a felicidade é mais que um estado de espírito. A felicidade é saber escolher e ver o lado bom das suas escolhas. Nem sempre acertamos a escolha, mas o importante é buscar o que isso trouxe de novo e o que acrescentou na sua história. A felicidade está aqui dentro e aí dentro, basta saber enxergar com os olhos da experiência e da maturidade. De repente você vai perceber que é possível ser feliz todos os dias mesmo nas situações mais inusitadas e difíceis. E você, já escolheu ser feliz hoje?

Nenhum comentário:

Postar um comentário